segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

"O Catalina é uma canoa..."

O CATALINA É UMA CANOA

Recebi do meu genro,Coronel Aviador Rômulo Figueiredo,a letra de uma música sobre o Catalina,que era cantada entre os oficiais da aeronautica que serviam na Amazônia.

Uma paródia da música “Desencontro de Primavera”, de autoria de Hermes de Aquino, feita pelo Cel Int Aer (Res) Cremildo Ferreira CARDOSO, conhecido na FAB, principalmente em Belém, onde serviu muitos anos, por seu espírito criativo e artístico-musical:

“Quem já viajou de Catalina sabe /Que p’ra fugir da rotina, / Quando ele sobe faz frio, /Quando desce, que calorão! /Por dentro parece um navio, / Por fora parece um avião. /Ele foi feito p’ra paz e p’ra guerra. / Pousa na água e também pousa em terra. / Traz na cauda a inscrição:/ ‘Devagar, mas chego lá’. / É do Primeiro Esquadrão de Belém, / de Belém do Pará. /Ai! o Catalina é uma canoa. / Se a gente insiste, o bicho voa. /Vai devagar, mas chega lá. / Ai! Se ele balança, a gente enjoa. /Saio da cauda e vou p’ra proa, / Senão também vou enjoar. /Ah!, Ah!, Ah!, Ah!”



Se clicar neste link vai abrir o YouTube com a versão da musica que os pilotos se basearam para encaixar a letra.

Ao escutar, vá lendo a letra da musica e vc vai curtir a musica dos pilotos do CATALINA.

 http://www.youtube.com/watch?v=YgZTGMeFcXk 

Aos meus seguidores informo que depois de um longo período afastado por razões diversas,inclusive,de saúde,estou voltando a escrever aqui no blog.





AVIÃO CATALINA PBY

No último dia do ano de 2012,pousou no Aeroporto Internacional Augusto Severo,um avião CATALINA que estava sendo trasladado da África do Sul para a Califórnia/USA. Se destinava a um colecionador americano de aeronaves antigas.
Esse avião permaneceu em Natal/RN durante dois dias, o que me deu a oportunidade de visitá-lo e relembrar a época que fui aviador civil, quando tive oportunidade de pilotar um modelo semelhante.
O CATALINA,foi projetado em 1935 pela Consolidated Vultee dos  Estados Unidos e fabricado pela Boeing do Canadá.
É uma bela aeronave,muito segura,que foi usada na 2ªGuerra Mundial,e aqui em Natal, ficavam ancoradas na foz do rio Potengi,em frente à Rampa,ao lado do que hoje é o Iate Clube.

CATALINA é um bimotor,de asa alta,com as seguintes medidas:comprimento da fuselagem: 19 metros e 52 centímetros,comprimento da asa: 31 metros e 72 centímetros,peso vazio: 7.974 kilos,velocidade: 314 kilômetros por hora,raio de ação:4.030 kilômetros.
A tripulação é composta por dois pilotos e um mecânico de voo.Nos modêlos anteriores a guerra,se usava um radioperador,o qual foi substituído por modernos sistemas de comunicação que dispensava os serviços desse tripulante.
No final da guerra,os CATALINAS deixados pela Marinha Americana em Natal,foram leiloados pela AERO GERAL para serem utilizados como aviões cargueiro na rota Natal/Santos.
A  Aerogeral era uma firma fundada em Natal em 1947 e existiu até 1952, quando foi vendida à VARIG que por sua vez,cedeu os CATALINAS  à Força Aérea Brasileira para serem utilizados na Amazônia.