Fabricado na França pela Indústria Latécoere,foi usado por Jean Mermoz para fazer a primeira travessia do Atlântico Sul,conduzindo malas postais.
A Compagnie Génerale Aéropostale, que já fazia a linha entre Toulouse, Casablanca e Dacar, pretendia estender sua linha para a América do Sul. Os primeiros testes começaram na década de 1920 a 1930.
Em 01/03/1928, foi inaugurado o primeiro serviço aeropostal para a América do Sul, pela rota de Toulouse a Dacar.
As malas postais eram transferidas para um navio de rápida velocidade que se destinava à Natal, chegando, eram colocadas nos aviões que as levavam até Buenos Aires.
Nos dias 12 e 13/5/1930, Mermoz realizou a primeira travessia do Atlântico Sul usando o hidroavião Laté 28.3 F-JNQ Comandante de La Vaulx, ligando São Luís do Senegal à Natal/RN.
Como navegador levou o francês Jean Dabry e Gimier como operador de TSF (Telégrafo sem fio).
Após 20 horas e meia de vôo ininterrupto, Mermoz pousou em Natal (Rio Grande do Norte), estabelecendo o recorde mundial de distância (3.160 quilômetros) para um avião, realizando vôo sem escala.
*******
Hi Mr.Péry,
ResponderExcluirEssa sua série de "aviões" está maravilhosa!
...........o eternamente "aviador" que nunca saiu do "ar"!