(Fotos obtidas no Google)
QUADRIREATOR SUPERSÔNICO - CONCORDE
A aviação comercial começava a sonhar com o avião supersônico. Em 1952 os projetistas já tinham uma idéia a respeito e para ser posta em prática exigia um vultoso investimento de capital.
Os fabricantes British Aircraft Corporation (BAC) da Inglaterra e a Aeropostiale da França iniciaram os entendimentos e concordaram associarem-se para desenvolver o projeto que chamaram ‘Concorde’,um avião comercial com velocidade superior a do som.
O sonho começou a se concretizar em 1962 com a construção dos dois primeiros protótipos, um da França (Toulouse) e outro na Inglaterra (Filton).
QUADRIREATOR SUPERSÔNICO - CONCORDE
A aviação comercial começava a sonhar com o avião supersônico. Em 1952 os projetistas já tinham uma idéia a respeito e para ser posta em prática exigia um vultoso investimento de capital.
Os fabricantes British Aircraft Corporation (BAC) da Inglaterra e a Aeropostiale da França iniciaram os entendimentos e concordaram associarem-se para desenvolver o projeto que chamaram ‘Concorde’,um avião comercial com velocidade superior a do som.
O sonho começou a se concretizar em 1962 com a construção dos dois primeiros protótipos, um da França (Toulouse) e outro na Inglaterra (Filton).
Era a época da guerra fria,e os russos faziam tudo para desmoralizar o mundo ocidental.Conta-se que subornaram um engenheiro que trabalhava no projeto Concorde e, na verdade,a primeira aeronave supersônica de transporte civil a
estreiar nos ares foi o "Tupolev 144" ou "TU-144",em 31 de dezembro de 1968.
Era praticamente idêntico ao Concorde e por essa semelhança, no ocidente, ironicamente o apelidaram de "Konkordski".
Esse avião teve vida curta,numa Feira de Aviação em Paris,explodiu durante o voo de demonstração.
Em 02 de março de 1969 os franceses fizeram o primeiro vôo de teste que foi considerado satisfatório.
O Concorde, em 4 de setembro de 1971, começou a fazer voos de demonstração pelo mundo afora, inclusive, inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973, quando a aeronave visitou os Estados Unidos.
Esses voos fizeram com que o Concorde acumulasse pedidos de mais de 70 aeronaves.
No dia 21 de janeiro de 1976 começaram os voos comerciais,com capacidade para 100 passageiros, ligando Paris ao Rio de Janeiro (fazendo uma escala em Dakar).
Voar no Concorde tornou-se uma experiência única.
Com uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 maior de qualquer aeronave de passageiros existente (1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985).
Em 02 de março de 1969 os franceses fizeram o primeiro vôo de teste que foi considerado satisfatório.
O Concorde, em 4 de setembro de 1971, começou a fazer voos de demonstração pelo mundo afora, inclusive, inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973, quando a aeronave visitou os Estados Unidos.
Esses voos fizeram com que o Concorde acumulasse pedidos de mais de 70 aeronaves.
No dia 21 de janeiro de 1976 começaram os voos comerciais,com capacidade para 100 passageiros, ligando Paris ao Rio de Janeiro (fazendo uma escala em Dakar).
Voar no Concorde tornou-se uma experiência única.
Com uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 maior de qualquer aeronave de passageiros existente (1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985).
Os voos do Concorde permaneceram sem acidentes por cerca de 24 anos, voando regularmente, para Nova Iorque e Washington, as cidades de Miami, Caracas, Ilha de Santa Maria, Dakar, Bahrain, Cingapura, Cidade do México e Rio de Janeiro.
Na década de 70 ocorreram várias crises que atrapalharam a comercialização do Concorde, a pior delas foi à alta vertiginosa do petróleo. Mesmo assim, o avião tornara-se o expoente máximo da indústria aeroespacial européia.
Porém, em 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France durante a decolagem do aeroporto de Paris estourou um dos pneus, pedaços de borracha atingiram o tanque de combustível provocando uma explosão que derrubou a aeronave.
A causa, um pedaço de metal que havia se soltado de um DC-10 da Continental Airlines que tinha decolado minutos antes.
Nesse acidente morreram 113 passageiros.
Este fato paralisou toda a frota francesa e britânica
por mais de 1 ano, e foi o começo do fim para essa extraordinária e glamorosa aeronave.
As duas únicas empresas que compraram o Concorde (British Airway e Air France) decidiram em 2003 deixar de operar àquele avião por ser anti-econômico.
A Air France possuía seis unidades e a Britsh Airways sete, encerrando assim a carreira dos supersônicos para passageiros.
O último voo oficial do Concorde foi feito pela British Airways, em 24 de outubro de 2003,vindo de Nova York, para o aeroporto de Heathrow/ Inglaterra, onde foram realizadas várias homenagens ao avião,uma delas, o movimento do "Bico" (Levantamento e Rebaixamento), e logo depois seus motores foram desligados fechando um dos mais gloriosos capítulos da aviação.
“Adieu supersonic, good bye Concorde!”
Na década de 70 ocorreram várias crises que atrapalharam a comercialização do Concorde, a pior delas foi à alta vertiginosa do petróleo. Mesmo assim, o avião tornara-se o expoente máximo da indústria aeroespacial européia.
Porém, em 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France durante a decolagem do aeroporto de Paris estourou um dos pneus, pedaços de borracha atingiram o tanque de combustível provocando uma explosão que derrubou a aeronave.
A causa, um pedaço de metal que havia se soltado de um DC-10 da Continental Airlines que tinha decolado minutos antes.
Nesse acidente morreram 113 passageiros.
Este fato paralisou toda a frota francesa e britânica
por mais de 1 ano, e foi o começo do fim para essa extraordinária e glamorosa aeronave.
As duas únicas empresas que compraram o Concorde (British Airway e Air France) decidiram em 2003 deixar de operar àquele avião por ser anti-econômico.
A Air France possuía seis unidades e a Britsh Airways sete, encerrando assim a carreira dos supersônicos para passageiros.
O último voo oficial do Concorde foi feito pela British Airways, em 24 de outubro de 2003,vindo de Nova York, para o aeroporto de Heathrow/ Inglaterra, onde foram realizadas várias homenagens ao avião,uma delas, o movimento do "Bico" (Levantamento e Rebaixamento), e logo depois seus motores foram desligados fechando um dos mais gloriosos capítulos da aviação.
“Adieu supersonic, good bye Concorde!”
Concorde - A flying legend From the birth, over the crash and the end of travelling. In the memory of the victims of the crash of Paris in the ...
Vídeo de despedida do CONCORDE postado por James Kirk no youtube vale a pena ser visto essa justa homenagem:
This video is tribute to Concorde.
ETERNAL MOMENT- AllureCisse
Nenhum comentário:
Postar um comentário