Um desses aviadores, de nacionalidade polonesa, chegou um dia à Joinville pilotando um 'Luscombe' bem mais moderno daquele que o Aeroclube possuía.
Painel de instrumentos do 'LUSCOMBE'
A mim ele teria de mostrar tudo o que o avião era capaz, assim como a robustez e economia.
Decolamos, ele pilotando, e já tive a sensação que estava me expondo à risco: saída em curva americana, situações de perda de velocidade (stall), pouso curtíssimo, acrobacias diversas, parafusos acidentais e, finalizou a demonstração fazendo um vôo rasante com curvas de grande inclinação acompanhando todas as voltas de um rio próximo ao aeroporto.
Durante essa última demonstração tive a oportunidade de olhar a fisionomia do piloto e vi nele a imagem de um combatente em ação, atacando alvos no solo e voando rente ao chão para se livrar da anti-aérea.
Tive a certeza que naqueles instantes ele tinha na mente os momentos de sua ação no Europa, pilotando um avião de caça sobre o alvo inimigo, atirando em tudo que se movia.
Foi aí que lembrei da rede elétrica de alta tensão que atravessava o rio lá mais adiante.
Tentei avisá-lo do perigo que se aproximava sem que ele compreendesse o meu português.
E o rasante continuava com o piloto extremamente eufórico,parecendo que estava em estado obsessivo.
Quando vi a rede elétrica a nossa frente e não havia reação do piloto, meti a mão nos comandos, puxando o manche para trás, elevando o nariz do avião o suficiente para passar a poucos metros acima da rede de alta tensão...
Foi um reação tão inesperada para o piloto, que depois tive que fazê-lo voltar para que ele pudesse entender o perigo que tínhamos passado.
Naquela tarde,quando retornamos ao aeroporto,estava eu sentado em frente ao hangar, enquanto os alunos treinavam decolagens e pousos. Ainda me recuperando do susto, matutava no problema que a guerra traz aos jovens pilotos que conseguem sobreviver desse cenário de luta e conflito.
As sequelas psicológicas se manifestam em suas mentes, indefinidamente !
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Sobre a Força Aérea Polonesa
"A Força Aérea Polonesa (Lotnictwo Wojskowe) , embora organizada e sob controle operacional da Royal Air Force, era quase que uma força aérea independente. Numericamente era a quarta maior força aérea aliada, perdendo apenas para a União Soviética, Estados Unidos e Grã-Bretanha.
Os pilotos poloneses eram provavelmente os mais bem treinados pilotos do mundo naquela época.
Devido ao seu pequeno tamanho, a Força Aérea Polonesa selecionava muito bem seus candidatos, principalmente aqueles destinados às unidades de combate".
(Fonte: Henrique Augusto Cruz Santos - História da Aviação Militar - mhtml:%7B08EA534C-56C4-46AB-91A6-C0137DA6143F%7Dmid://00000466/!x-usc:mailto:henrisan@infolink.com.br )
Fotos obtidas no Google
Pery,
ResponderExcluirSou proprietario de um Luscombe-8F de 1948. Ele foi restaurado por mim e agora esta voando, baseado no Vale Eldorado em Braganca Paulista. Se quiser ter o prazer de vaor novamente um aviao desses me mande um e-mail e combinaremos. Estou restaurando agora um Taylorcraft BC12D de 1942 e um L-4 de 1937. Todos eles para meu exclusivo uso e deleite.
Abracos,
Luiz Henrique Ceotto
lhceotto@terra.com.br