(Foto obtida no Google)
ELECTRA II
Trata-se de um avião turbohélice de quatro turbinas, criado pela empresa americana Lockheed, depois de ouvir os apelos das empresas aéreas que necessitavam de uma aeronave de médio alcance.
A sua fabricação teve início em 1955 e seu primeiro vôo comercial ocorreu em 12 de Janeiro de 1959 com a Eastern Airlines.
Quando a Varig incorporou à empresa Real/Aerovias em 1961, o Electra II ainda não havia sido entregue pela fábrica, chegando somente em 1962.
Inicialmente o avião foi usado com certa reserva por conta de alguns problemas estruturais que ocorreram nos modelos originais.
Com as modificações sofridas e no decorrer dos tempos, o avião convenceu pelas suas qualidades, para uso em pistas curtas e médias distâncias, tornando-se o melhor avião já usado na Ponte Aérea Rio/São Paulo, desde março de 1975. Ficou exclusivo daquele serviço, até 05 de janeiro de 1992, quando a VARIG o substituiu pelos Boeing 737.
ELECTRA II
Trata-se de um avião turbohélice de quatro turbinas, criado pela empresa americana Lockheed, depois de ouvir os apelos das empresas aéreas que necessitavam de uma aeronave de médio alcance.
A sua fabricação teve início em 1955 e seu primeiro vôo comercial ocorreu em 12 de Janeiro de 1959 com a Eastern Airlines.
Quando a Varig incorporou à empresa Real/Aerovias em 1961, o Electra II ainda não havia sido entregue pela fábrica, chegando somente em 1962.
Inicialmente o avião foi usado com certa reserva por conta de alguns problemas estruturais que ocorreram nos modelos originais.
Com as modificações sofridas e no decorrer dos tempos, o avião convenceu pelas suas qualidades, para uso em pistas curtas e médias distâncias, tornando-se o melhor avião já usado na Ponte Aérea Rio/São Paulo, desde março de 1975. Ficou exclusivo daquele serviço, até 05 de janeiro de 1992, quando a VARIG o substituiu pelos Boeing 737.
O sucesso comercial desse avião ofereceu a oportunidade das empresas aéreas criarem um ‘pool’ aéreo cujo rendimento chegou a uma média de 66 vôos diários na Ponte Aérea.
...RECORDANDO O ÚLTIMO VÔO DO ELECTRA NA PONTE AÉREA...
Características Técnicas:
Tipo: Monoplano quadrimotor de asa baixa, construção totalmente metálica, para transporte de passageiros em curtas distâncias.
Grupo moto-propulsor: Quatro motores turbohélice Allison 501-d13A de 3.750 ESHP cada, equipados com hélices quadripás Aeroproducts A6 641FN-606.
Dimensões:
Envergadura: 30,18 m
Comprimento: 31,85 m
Altura: 10,00 m
Área alar: 120,80 m2
Pesos vazios: 26.036 kg
Peso básico operacional: 27.895 kg
Peso máximo de decolagem: 51.256 kg
Peso máximo de pouso: 43.387 kg
Carga paga máxima: 12.020 kg
Carga alar: 300 kg/m2
Relação peso/potência: 3,4 kg/ESHP
Carga G máxima: +2,5 e -1
Velocidade máxima: 721 km/h
Velocidade de cruzeiro: 650 km/h
Velocidade de cruzeiro econômico: 600 km/h
Velocidade de estol: 172 km/h
Razão inicial de subida: 10 m/s
Teto de serviço: 8.655 m
Alcance máximo 4.500 km
Distância de decolagem: 1 438 m (com peso de 51.256kg)
Distância de pouso: 1.310 m (com peso de 38.783kg)
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