sábado, 25 de setembro de 2010

O VELHO TOMAZ DAS LAJES



As Lajes é uma localidade no município de Ouro Branco, onde vivia uma comunidade negra decorrente de um Quilombo que existiu ali. O VelhoTomás era um dos líderes da comunidade e durante os anos '20, depois de vários anos bons de inverno e, o algodão haver dado bons preços, o velhoTomás ganhou um bom dinheiro e decidiu comprar um automóvel para o uso da família.

Adquiriu um velho
*“Ford Bigode”, que mandou retirar a capota para facilitar acomodação da família, ou como se falava na época, para chamar atenção da sua nova condição social.

Certo sábado, quando regressou da feira, verificou que havia esquecido a “garrafa de gás (querosene para iluminação). Imediatamente mandou o chofer regressar a Ouro Branco buscar o gás esquecido.
Naquele tempo os automóveis não tinham “motor de arranco”, era acionado por uma manivela. O chofer tomou assento e os filhos do velho Tomás começaram a acionar a manivela.

Foram várias tentativas e como o motor não pegava resolveram empurrar. Insistiram e não houve jeito.
O motor continuava mudo.

Enquanto eles estavam nessa de fazer o carro pegar no tranco, um ancião da comunidade, estava quietinho observando, e no auge da sua sabedoria gritou:

Esse bicho aí tem comer no bucho?

Nesse momento,foi percebido que o carro não tinha combustível ,e naquele dia o chofer teve de ir a Ouro Branco em um jumento 'encangalhado', um par de urus para trazer a “garrafa de gás” e a gasolina necessária para o abastecer o automóvel.
Foi um "causo" verdadeiro e ainda hoje é lembrado.

*Automóvel sucesso de vendas da montadora de Henry Ford vendeu 15 milhões de unidades de 1908 a 1927. O carro Ford Modelo T, mais conhecido no Brasil como Ford Bigode, automóvel de mecânica simples, fácil de dirigir e barato, foi o primeiro grande sucesso da montadora de Henry Ford. Na época, o Modelo T chegou a representar metade da frota mundial de veículos, vendendo 15 milhões de unidades até sair de linha em 1927.
Foto obtida no Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário