sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MERMOZ
TRAVESSIA DO ATLÂNTICO SUL
12 DE MAIO DE 1930

Assim registrou no seu relatório do vôo da travessia:


“Em 12 de maio teve início a nossa travessia do Atlântico Sul, usando um avião Laté 28, monomotor (Hispano Suiço - 650 CV), com flutuadores.


Mermoz

Decolamos de São Luiz do Senegal para Natal, fazendo a travessia em pouco mais de 19 horas de vôo, tendo a bordo 130 quilos de malas postais, o navegador Dabry e o radiotelegrafista Gimié.
Eles, assim como eu, só tínhamos um pensamento: prosseguir com o vôo.
Os companheiros, veteranos de 50 vôos Marseilles/Argel, tinham, enfim, a oportunidade de fazer uma grande travessia.
Durante o vôo, fiquei restrito a uma altitude, entre 50 e 200 metros, mantendo uma velocidade de 160 K.P.H. Dabry controlava a navegação cada quarto de hora e Gimié operava em 600 metros.
O mar estava relativamente calmo e de cor esverdeada.


Mermoz,Dabry e Gimié
Não vimos nenhum navio, a não ser o Phocée, que por medida de segurança, estava fundeado a 900 quilômetros de Dakar.
Às 18 horas chegamos ao *“Pot au Noir”.
Todo horizonte estava negro e um muro gigantesco parecia vir ao nosso encontro.
Ganhar altura não era indicado, pois não sabíamos a espessura daquela massa de nuvens e não podíamos perder tempo nem gastos de combustíveis.
Instintivamente, desci para 50 metros procurando achar uma passagem por onde pudéssemos atravessar.



Gimié mesmo sem ter qualquer contato de rádio, enviava mensagens em ondas curtas.
No meio desse ciclone, que é uma espécie de tornado sem vento, fazia um calor sufocante.
Parecia que estávamos tomando banho a vapor.
Era uma atmosfera detestável.
A Nordeste surgiu um clarão.
Mudei de rumo sem hesitar, mesmo tendo a perspectiva de um arrodeio.
Três horas e meia depois de ter deixado o “Pot au Noir” fomos envolvidos com o clarão da Lua.
Tentei controlar as minhas emoções; senti um desejo de gritar e aproveitar a nossa liberdade.
Dabry e Gimié exultaram quando constataram que estávamos na rota certa.

Laté 28

A mudança de direção dos ventos indicava que havíamos entrado no Hemisfério Sul.
O T.S.F. (telégrafo sem fio) conjugado com o radiogoniômetro nos dava uma segurança indispensável.
Uma hora após ter passado por Noronha, entramos em contato com o posto de rádio de Natal.
No horizonte surgiu o Cabo de São Roque.
Fiquei estupefato e senti um golpe no coração.
O surgimento de terra me deixou perturbado. Este foi um instante de emoção: o grande momento da travessia.
Não me contendo gritei: Dabry !... Gimié !... E não consegui mais falar.

Aproximamo-nos de Natal, reduzi a manete de gás, o avião perdeu altura e fiz uma aterrissagem normal.”

FONTE: Texto condensado do relatório do vôo de Jean Mermoz , traduzido do original, por Antônio Gazzaneo Cabral.
Fotos obtidas no Google


* Pot-au-Noir : Zona de convergência Intertropical (ZCIT)
É formado pela convergência de massas de ar dos trópicos úmidos quentes trazidas por ventos alísios . É caracterizada por movimentos convectivos e, em geral, através da formação importante cumulonimbus .

Nenhum comentário:

Postar um comentário