quarta-feira, 4 de agosto de 2010

NOTAS DE REPORTAGEM AÉREA

Com esse título Luiz da Câmara Cascudo escreveu uma série de reportagens sobre os aviadores que visitaram Natal, no período entre 1922 até a 1933; no ano de 2007, Anna Maria, sua filha, conseguiu editar, em forma de livro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o título “NO CAMINHO DO AVIÃO”.
Tive a satisfação de escrever o texto da orelha, o que muito me honrou.

-Luis da Camara Cascudo-
Saiu um belo livreto, em papel couché, com 82 páginas, uma capa sugestiva, ilustrado com fotografias da época.
O Coronel Fernando Hippólyto da Costa escreveu um prefácio objetivo e a certa altura ele disse:
“Na série de artigos, depreendemos ter sido Cascudo uma testemunha marcante daqueles grandes reides aviatórios que tiveram Natal como um indispensável ponto de apoio.”

No Sumário do livro constam os nomes de todos os aviadores que visitaram esta Capital naquele período:
Euclides Pinto Martins (21-12-1922)
Bernardo Duggan (11.07.1926)
Francesco de Pinedo ( 24.02.1927)
Sarmento de Beires (18.03.1927)
Herbert Darque (20.03.1927)
Dieudonné Costes e Joseph Le Brix (14.10.1927)
Arthuro Ferrarin e Carlo Del Prete ( 05.07.1928)
Jean Mermoz (14.05.1930)

-Laté 26-
Italo Balbo ( (06.01.1931)
O Dornier Do-X (05.06.1931)
Jim Mollison (09.02.1933)
Em cada um deles, Cascudo faz um histórico sobre os reides e seus objetivos.
O que chama atenção é que o nome de Saint-Exupéry não consta da relação publicada; é difícil acreditar que Cascudo tenha omitido propositalmente a visita desse grande escritor e aviador francês, que na época estava crescente a sua fama, se espalhando pelo mundo.
Para nós que faz anos que seguimos o rastro desse homem tão importante, continuamos procurando algo que venha esclarecer definitivamente essa polêmica.
Fotos obtidas no Google

3 comentários:

  1. "Seu" Pery"! Que bom lhe encontrar por aqui. Olhei o seu blog inteiro, passando uma vista, como se diz, e pretendo voltar para uma leitura mais detalhada.

    Quero lhe pedir um texto, ou artigo, sobre aquela aeronave enorme que vivia parada ali no Aeroclube, em frente ao Batalhão de Engenharia.

    Quantas vezes parei ali naquela calçada, fascinada por aquele avião! Era um B-52? Não entendo muito de aviões mas até hoje lamento não ter feito uma foto para mim. Minha pergunta: que avião era aquele? Como foi parar ali? Que fim ele levou? Está lançado o desafio.

    ResponderExcluir
  2. Clotilde, o avião que ficou algum tempo exposto em frente ao aeroclube era uma Fortaleza Voadora B-17 que pertencia a FAB. Este avião foi desmontado e levado para o Rio de Janeiro estando lá exposto no museu da aeronáutica. Sobre o avião B-17 informo que foi o mais eficiente avião de guerra durante o conflito da 2ª Guerra Mundial na região da Europa. Acho que era essa a informação que você queria. Aguardo suas notícias.
    Pery

    ResponderExcluir
  3. Ola seu Pery... !!!!

    Apesar da distancia que nos separa, ou seja, apenas alguns passos da vossa sala, ate minha mesa de trabalho na sua agencia Dunas & Mares, quero expressart aqui minha admiração pela aviação, e pelo senhor, como ser humano, aviador e agente de viagens, que agora tenho a honrra de trabalhar ao seu lado, um grande abraço, que Deus sempre lhe ilumine, e lhe der saude.

    Um grande abraço
    Fernando Câmara

    ResponderExcluir