sábado, 6 de agosto de 2011

OSCAR TRIGUEIRO DANTAS
Quando o conheci já estava aí pelos 45 anos de idade, morando na Fazenda Bancos, de sua propriedade, na época, município de São Paulo do Potengi. Era um homenzarrão de 1,80, pesando uns 90 quilos, pele branca, olhos claros, pouco cabelo, muita energia e mobilidade nos movimentos. Falava alto e trazia sempre um pouco de humor quando se expressava.
Fundou a Fazenda Bancos, especialmente para plantar algodão. Naquele tempo era um bom negócio, o algodão estava em alta e ele era um gigante para trabalhar.
 Investiu pesado nas instalações da fazenda e sempre conseguia uma boa produção da lavoura que cultivava.
Colheita de algodão na fazenda - Aecio

  
Com origem no clã dos Dantas de São José de Mipibú, trouxe para aquela região agresteira os seus hábitos de “senhor de engenho” do vale do Trairi; por ser bom de garfo sempre tinha uma mesa farta.
Para locomoção não dispensava uma boa montaria e o seu burro chamado Chapuri, um muar cardão, de porte avantajado com sete palmos de altura, para dar conta de transportar os seus 90 quilos de peso e atender os caprichos do cavaleiro.
Marchador, adestrado por ele próprio, que era um mestre no ofício.
Apesar de Oscar demonstrar satisfação com a Fazenda Bancos, ele vivia falando que um dia iria adquirir o ENGENHO SÃO LUIZ DO DEDO, em pleno centro do vale de São José de Mipibu.

Rugendas-Moinho de Cana de Açucar

Quando o momento surgiu, ele não perdeu a oportunidade, vendeu a Fazenda ao comerciante de algodão Sr. Ermílio Toscano de Brito e comprou o engenho da sua paixão.
Creio que encerrou aí a sua vida de homem do campo. Quanto ao burro Chapuri que o acompanhou por longos anos, era muito nobre para ir transportar cana do eito para o engenho; certamente ficou disponível na cocheira até que aparecesse um cigano para negociar, pois já havia chegado à hora de ser substituído por um Jeep.
Oscar Trigueiro Dantas uma simpática figura que marcou presença no ambiente rural do agreste potiguar e da zona de açucareira.



Figuras obtidas no Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário