segunda-feira, 27 de abril de 2009

Rio das Pinharas




A denominação do "rio" que banha Serra Negra (Espinharas) foi motivo de muita pesquisa para mim que desejava descobrir a origem daquele nome.

Andei pedindo ajuda até a uma professora amiga que atua em Portugal. Sem resultado. Foi aí que tomei uma decisão: prosseguir na pesquisa seguindo a história daquele sertão, ao contrário .

Daí conclui o seguinte:

1. Os "batedores" iam penetrando de sertão adentro, ocupando os espaços e dando nomes aos acidentes geográficos para facilitar o serviço.
2. Os batedores daquela região era a família "Oliveira Ledo", liderados pelo Sr. Theodósio de Oliveira Ledo, de origem portuguesa e procedente da Bahia, que haviam recebido das autoridades uma grande sesmaria que cobria praticamente todo o curso do "Rio das Pinharas" ( como chamavam primitivamente).
3. Rio das Pinharas, denominava aquele rio que nascia no maciço da Borborema na Paraíba e corria para o Norte até encontrar o Rio de Piranhas já dentro do Rio Grande do Norte.
4. O nome era justificado pela grande quantidade de um arbustro nativo conhecido na região por Pinhão ou Pinhal-(Árvore ou arbusto da fam. das euforbiáceas (Jatropha curcas), nativo das regiões tropicais e cultivado como ornamental, de cujas sementes se extrai um óleo com propriedades purgativas us.na medicina popular, e tb. como biodiesel, lubrificante e na fabricação de sabões; PINHÃO; PINHÃO-DE-CERCA; PINHÃO-MANSO; PURGUEIRA
[Pl.: pinhões-de-purga.]
,
ainda hoje abundante no vale do rio.

Aqueles homens rudes,analfabetos, embrutecidos pelo trabalho que faziam, falando um português arcaico do século 18, chamavam simplesmente Rio das Pinharas.
O tempo foi passando, o nome acompanhou os "batedores" de rio abaixo e uma dezena de anos depois eles já emendavam o nome que ficou assim:
'Rio de Espinharas'
Um vício de linguagem foi modificando o nome do rio até chegar como se encontra hoje.
Foi o que consegui.
Caso haja alquém com uma teoria melhor, por favor se manifeste para estudarmos juntos.
>>>>>>>>>>>>>>
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário