segunda-feira, 20 de abril de 2009

Personagens "serranegrenses"

...Personagens PpppPPP
Igreja de Nossa Senhora do Ó de 1774



Capitão Manoel Pereira Monteiro -


Na última metade do século XVIII chegou o Cap. Manoel Pereira Monteiro na região de Serra Negra, onde havia currais levantados por Manoel Barbosa de Freitas, seu tio, que lhe cedera a posse.

Ele chegou ali para ficar, mesmo mantendo residência também em Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó ( hoje Pombal/PB) onde era autoridade militar e judicial.

Trouxe a família composta de cinco mancebos, entre eles dois padres.

Após a chegada trataram de construir acomodações mesmo precárias e uma capela em louvor à Nossa Senhora do Ó.

Este foi o primeiro núcleo familiar que habitou àquelas terras no longincuo 1728.


Antônio Álvares Mariz -

Bisneto do fundador Manoel Pereira Monteiro, Antônio Álvares Mariz foi morador do Arapuá, uma antiga fazenda fundada pelo "batedor" Theodósio de Oliveira Ledo e vendida posteriormente aos Pereira Monteiro. Com o envelhecimento do avô, Antônio Álvares Mariz, já no posto de Coronel da Guarda Nacional, assumiu o controle político da região. Elegeu-se deputado provincial e com o apoio de Pedro de Araujo Lima, Marquês de Olinda, de quem era parente, conseguia muitos benefícios para a região que dominava.

O Coronel Antônio Álvares Mariz foi sucedido por um filho que teve vida curta e comando da região apoiado pelas "figuras notáveis" da terra passou para Clementino Monteiro de Faria.


Clementino Monteiro de Faria -


Foi o primeiro serranegrense a sair para estudar fora; Foi aluno do colégio do Padre Rolim em Cajazeira/PB. Clementino Monteiro de Faria, tetraneto do fundador da cidade tinha bom nível cultural, grande administrador, moderado e grande articulador.Governou o município por 42 anos e nunca perdeu uma eleição.

A partir dele, os jovens serranegrense se motivaram a ir em busca de novos conhecimentos nas capitais das províncias,o que foi um avanço para cultura local.


Juvenal Lamartine de Faria -


Filho de Clementino Monteiro de Faria, bacharelou-se na Faculdade de Direito e Ciências Sociais de Recife/Pe. Exerceu no Rio Grande do Norte a função de Juiz de Direito do Seridó com sede em Acari; Deputado Federal (várias legislaturas),vice governador do Estado, Senador da República e finalmente Governador do Estado. Seu mandato foi interrompido pela revolução de 30. Grande administrador do Estado e ainda hoje é encontrado a presença dele nas obras que realizou nas áreas da educação, estradas, e aviação.


Dr. Garibaldi Bezerra de Faria -


O primeiro médico serranegrense. Sanitarista era a sua especialização. Sempre trabalhou para o Ministério da Saude onde dirigiu a Campanha de Erradicação da Variola no País. Fez vários cursos na sua especialização nos Estados Unidos. Nunca separou-se de Serra Negra. Sempre estava por lá e o município muito lucrou com suas visitas no que se relaciona à saúde pública.


Dinarte de Medeiros Mariz -


Filho de Manuel Mariz Filho,foi agropecuarista e grande comerciante de algodão na cidade de Caicó.

Entrou na política em 1930, exerceu as funções de Deputado Federal, Governador do Estado e Senador da República de 1963 a 1984,quando faleceu em 09.07.1984.



" DOS CURRAIS AS LETRAS AQUI SE PRATICA".


É a frase criada por um serranegrense para o pórtico de entrada da cidade.

Um comentário:

  1. Mr.Péury...
    Essa frase "Dos currais as letras aqui se pratica" é muito linda!
    Vc precisa arranjar uma foto desse portal..

    ResponderExcluir