sexta-feira, 15 de maio de 2009

AVIÕES - "O homem há de voar”

Foto 1 (obtida no Google)
Foto 2 (Obtida no Google)

AVIÕES
"O homem há de voar”

(Santos Dumont)

Depois que Santos Dumont criou em 1907, o 'Demoiselle', (do francês “senhorita”), pela sua graciosidade e leveza e sem patentear o seu invento, o avião surgiu simultaneamente em várias partes do mundo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos.

Foi uma verdadeira explosão de interesses que despertou entre os ricos aventureiros e os meios esportivos das corridas aéreas.

A 1ª. Grande Guerra (1914/1918) foi a grande responsável em difundir o invento do brasileiro; foi uma arma poderosa,orientava os tiros da artilharia,usado nas missões de reconhecimento, identificação de alvos,bombardeios,combates aéreos, controle e destruição e vôos de ligação.

Com isso, surgiram os grandes ases da aviação, pilotos que se destacaram pela coragem nos duelos aéreos,como o legendário piloto alemão o 'Barão Vermelho'.

Mas aí é outra história...

Como meio de transportes de malas postais e passageiros ,popularizou-se lá pelos anos '20 com o aparecimento dos multimotores.

O simpático Junker JU-52(foto1), um trimotor cujo o vôo inaugural ocorreu na Alemanha em 03 de setembro de 1930,foi um sucesso mundial.Os primeiros aviões da série,eram capazes de acomodar facilmente 17 passageiros. No Brasil foram adquiridos várias unidades dele pelas empresas aéreas VARIG e VASP.
Logo depois, surgiu nos Estados Unidos,o tranquilo Douglas DC-3(foto 2),lançado em 17 de dezembro 1935,um bimotor para uso civil, que participou da frota das principais empresas aéreas do mundo,inclusive às brasileiras.

Na 2ªGuerra,(1939-1945), foi usado com o nome de C-47,versão militar,desempenhando muito bem como um avião de suprimentos das forças aliadas,transportando material bélico,tropas,paraquedistas,médicos e pacientes.
Podia carregar até 2.700 Kg de carga.

Esses dois modelos foram os principais pilares da aviação comercial no mundo, quando ainda não se conhecia a propulsão a jato.


Um comentário:

  1. Hi Mr.Péury,
    Essa sua série de "aviões" está maravilhosa!
    ...........o eternamente "aviador" que nunca saiu do "ar"!

    ResponderExcluir