sábado, 27 de junho de 2009

AVIÕES QUE FIZERAM HISTÓRIA VIII



(Fotos obtidas no Google)

O BOEING 707

O Boeing 707 é um quadrijato com dois motores sob as asas. Voou primeira pela primeira vez em 1954, mas só em 28 de 0utubro de 1958, começou a ser operado como avião civil para passageiros, pela Pan American, na rota Nova York-Paris.

O 707 foi o primeiro avião comercial a ter uma explosão de vendas. A aeronave foi um sucesso nos voos comerciais colocando a Boeing no posto de maior fabricante de aeronaves do mundo.

O alcance do 707 é de aproximadamente 10.659 km com uma velocidade de cruzeiro de 815 km/h,transportando 181 passageiros.
A produção do 707 que havia começado em 1954 terminou em 1978, embora, as versões militares tenham continuado até 1991.

Fabricou-se um total de 1.012 unidades.

Muitas companhias do mundo utilizaram o 707 nas suas linhas regulares, especialmente nos Estados Unidos que até o transformaram no avião presidencial.

No Brasil só a VARIG teve este avião.

Quando estava se descartando dele, dois foram para a FAB e um deles de 1986-2005,foi readaptado com apenas 90 assentos,metade da sua capacidade original para servir à Presidência da República;se tornando famoso pelo apelido de SUCATÃO. Um outro 707 foi cedido a Transbrasil que o transformou em avião cargueiro.

A Varig perdeu três Boeing 707:

Uma aeronave em Lima, no Peru, que colidiu com uma montanha; outro chegando a Paris, em ORLY, cujo acidente foi causado por um incêndio iniciado no lavatório (algum passageiro jogou uma ponta de cigarro, ainda acesa, dentro da lixeira).
O Comandante desse vôo foi um dos poucos sobreviventes desse acidente.

No dia 30 de janeiro de 1979, um avião cargueiro, prefixo PP-VLU, tendo como comandante *Gilberto Araújo da Silva e, mais cinco tripulantes, decolou de Tóquio e o destino final seria o Aeroporto do Galeão, mas com uma escala nos Estados Unidos.
Depois de 30 minutos de vôo sobre o oceano Pacífico, sumiu da tela do radar, e se tornou o maior mistério da aviação mundial, até os dias de hoje.
Os destroços nunca foram localizados.

No relatório final sobre o acidente, consta o seguinte:

"Não foi possível encontrar nenhum indício que lançasse qualquer luz sobre as causas do desaparecimento da aeronave“.

Fonte: Google- Wikipédia- Vôo Varig PP-VLU

*Por ironia do destino o comandante Giberto tinha sido o único tripulante sobrevivente

do acidente de ORLY na França.


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