sábado, 20 de junho de 2009

TRIBUTO AO " PBY CATALINA "

TRIBUTO AO PBY CATALINA

A fábrica de aviões Consolidated Aircraft dos EUA produziu o avião PBY Catalina, entre os anos 1930 a 1940, um anfíbio muito usado durante a Segunda Guerra Mundial. Foi criado pelo engenheiro aeronáutico Isaac Macklin Laddon.

“O novo projeto introduziu suporte interno nas asas, o que reduziu bastante a necessidade por braçadeiras e cabos de amarração que provocavam arrasto. Uma melhoria significativa sobre seus antecessores, possuindo ainda um alcance de 4.095 km e peso máximo na decolagem de 13.220 Kg.”

Fonte:
Warbird Alley e Naval History of WW2

Há uma estimativa de que se produziu mais de 4.000 unidades até 1945.
Essa aeronave podia ser equipada com armamentos de guerra: bombas de profundidade, torpedos e metralhadoras, mas sua melhor aplicação foi como avião de transporte em várias partes do mundo, inclusive na Amazônia brasileira, após o conflito.

Alguns Catalinas chegaram ao Brasil, na versão militar, em 1943 durante a 2ª. Guerra e, ficaram baseados em Belém, Rio de Janeiro e Florianópolis fazendo o patrulhamento do litoral brasileiro.
Aqui em NATAL essas aeronaves frequentemente eram vistas ancoradas na foz do rio Potengi, em frente à “Rampa” (antiga instalação física, equipada com uma rampa de concreto destinada a retirar da água, os hidroaviões que necessitavam de manutenção).

Foi nessa época que o Capitão Alberto Martins Torres, da FAB, pilotando um Catalina,localizou e destruiu nas costas nordestinas,o submarino alemão U-199,no dia 31 de julho de 1943.

Ao término da 2ª. Guerra, a marinha americana deixou ficar no pátio da “Rampa” quatro Catalinas.
Depois de algum tempo essas aeronaves, já um tanto deterioradas, foram a leilão.
Os arrematadores foram o Comandante Custódio Neto, licenciado da Panair do Brasil, Comandante Rocha, paraense, já aposentado e o Sr. MacLaren, convidado pelo Comandante Custódio Neto para participar de uma sociedade.

Os três juntos recuperaram os aviões e fundaram em 1947, uma empresa aérea chamada AERO GERAL LTDA, para transporte de carga entre Natal e Santos, que voou até 1952 quando foi vendida à VARIG.

Na Amazônia onde não havia aeroportos, a solução encontrada pela FAB foi usar os Catalinas, pousando nos rios para chegar às comunidades ribeirinhas.
A PANAIR do BRASIL também usou esse avião, em linha regular na região, ligando as principais cidades interioranas à Manaus e Belém.

No fim do século 20, esteve em Natal um grupo de franceses usando um Catalina, refazendo a rota dos vôos de Mermoz. Essa aeronave estava em plena forma e era usada no Lago Vitória,localizado na África Oriental,entre os países Tanzania,Quênia e Uganda,para voos panorâmicos.
Atualmente no Brasil, dois PBY encontram-se expostos em museus, um na Base Aérea de Belém e outro no Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro.

“Os Catalinas também provaram eficiência em missões de busca e resgate onde usavam o nome-código "Dumbo".
Normalmente, pequenas células de três PBYs orbitavam em prontidão próximo a alvos em áreas de combate. Uma dessas células, baseada nas Ilhas Salomão, resgatou 161 pilotos entre 1º de Janeiro e 15 de Agosto de 1943.
Após a Segunda Guerra, o PBY continuou no serviço de busca e salvamento em muitos países da América Central e do Sul assim como na Dinamarca até os anos 70.”

Fonte:
Warbird Alley e Naval History of WW2

O Catalina foi um avião extraordinário, superado pelas grandes conquistas da tecnologia moderna mas, dentro da filosofia para o qual foi criado, ele nunca foi ultrapassado.

A seguir um vídeo onde o CATALINA é visto em operação:

http://www.youtube.com/watch?v=-vTGWCX2tVo&feature=fvsr

FONTE: (FUNTIMESTEVE VIDEOS)

Informações técnicas:

Projeto: Isaac M. Laddon
Tipo: Patrulha/Bombardeiro
Tripulantes: Nove
Primeiro vôo: 28 de março de 1935
Motores: 2 Pratt & Whitney R-1820-92 Twin wasp de 1.200 hp .
Envergadura: 31.70m.
Comprimento: 19.47 m
Altura: 6.50 m.
Peso vazio: 9.485 kg.
Peso bruto: 16.066 kg ( para decolagem )
Velocidade máxima: 288 km/h
Teto: 4.480 m.
Autonomia: 4.096 km
Introduzido no Brasil: 1943
Aviões adquiridos pelo Brasil: aproximadamente 28.

7 comentários:

  1. Pery,

    Relembrando a época áurea da aviação, quando o homem e a máquina estavam bem mais próximos, você está fazendo história.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pery,
    Lendo seus escritos sobre o Catalina, enchi-me de saudades dos velhos tempos, quando eu morava em Eirunepé, no Amazonas e estudava em Cruzeiro do Sul, no Acre. Minhas viagens eram feita nos Catalinas da Panair do Brasil, com cadeiras de vime, tudo muito limpinho e um lanche completo que vinha dentro de uma caixa verde e branca.Voavamos sobre o rio Juruá e nele amerizavamos. Desciamos numa plataforma flutuante e eramos conduzidos até o porto em canoas com motor de "rabeta". Bons tempos!
    Parabens pelo seu BLOG.
    Uma abraço,
    José C. Muniz
    Alcântara - Maranhão
    josemuniz@alcantara.ma.gov.br
    (98) 9128 9967

    ResponderExcluir
  3. levo para o resto da minha vida, ainda sou novo mais senti o prazer de viajar em um, não esqueço de belém até manaus levou o dia todo decemos em varias cidades foi um aprendisado humano para mim.

    ResponderExcluir
  4. Fui praça no ano de 79 servi no ETA uno da FAB,tenho orgulho de ter trabalhado com o catalina,e todo voos de esperiencia eu estava a bordo.

    ResponderExcluir
  5. conheci o Sr.Pery atravéz do amigo Ricardo, onde fomos fotografar o catalina que posou em Natal no dia 31.12.12, é uma figura extraordinária, extremamente simpática e cordial, nem parece que pilotou essas maravilhosas aeronaves na segunda guerra.

    ResponderExcluir
  6. Ei mano velho, aqui é um catalineiro "www.catalineiros.com.br" que entrou na FAB em 02 02 59; como cabo velho CB Q MR CM AU 59 03 05 10 Ferreira, trabalhou no hangar de ferro do Parque de Aeronáutica de Belém na manutenção de estruturas do Catalina.
    No exterior tem grupos de catalineiros como www.catalina.org.uk cujo editor é David Legg david@catalina.org.uk ou pby5@btinternet.com e outros mais

    New Zealand
    ww.catalina.org.nz flycatalina@hotmail.com

    Australia
    http://www.catalinaflying.org.au/ info@catalinaflying.org.au, members@catalinaflying.org.au, jclewort@unwired.com.au,

    http://www.hars.org.au/category/aircraftnews/restoration-updates/pby-catalina-a24-362/

    http://www.qfm.org.au/ pclarke@qfm.org.au,

    Netherlands

    http://www.catalina-pby.nl/ info@catalina-pby.nl,

    Canada

    http://www.warplane.com/pages/aircraft_canso.html museum@warplane.com

    UK

    http://www.catalina.org.uk/press-video/Plane%20Sailing%20Catalina%20at%20Duxford%20Video-a37.html pby5@btinternet.com

    France

    http://cansonet.free.fr/ pelikann83@yahoo.fr

    ResponderExcluir
  7. queria fazer um pedido ao blogueiro responsável, se possível eu queria que me enviasse todas a informações que voce tem disponível sobre o catalina pois estou cursando graduação de engenharia mecânica e meu TCC (trabalho de conclusão de curso) sera sobre o catalina, um avião de extrema importância e de grande história para o nosso pais. desde já agradeço a sua compreenção e qualquer ajuda que venha a me dar. deixo o meu e-mail à sua disposição: diegoemariaclaras2@hotmail.com atenciosamente, Diego Kleber

    ResponderExcluir