domingo, 2 de agosto de 2009

CHARLES LINDBERG EM NATAL

Lindbergh e sua esposa em um Lockheed Sirius
(Foto retirada do Google)
CHARLES LINDBERG EM NATAL

Em dezembro de 1933, Lindbergh e a esposa passaram por Natal/RN, vindos de Bathurst, na África, após um vôo de 15 horas e 55 minutos. O fato foi registrado em 'A República', consoante o saudoso historiador Tarcisio Medeiros, dando conta de sua amerrisagem no Potengi e fazendo referência “à sua gentil esposa”.
O casal foi recebido pelos agentes da Pan American e representantes do governo. Tarcisio refere o frio registro de Anne Lindbergh sobre a hospedagem em Petrópolis, na residência dos agentes da Companhia.
Há também o comentário de que o coronel Lindbergh não teria sido cortês, exagerando no zelo de cuidados para com sua aeronave e também não recebendo as homenagens das autoridades.
Quanto a esse último fato, que me seja permitido dizer do estado de espírito do casal, ainda profundamente chocado com o rapto e morte do seu filhinho, e que essa viagem tinha não só o caráter de aventura, mas também de fuga.

Ainda com relação ao assunto, a pesquisa do prof. Paulo Viveiros menciona a permanência dos Lindbergh em Natal, no período de 6 a 10 de dezembro, quando viajaram rumo a Belém e também confirma que foram hóspedes do vice-cônsul americano, em Petrópolis, e que visitaram o interventor do estado.

Charles A. Lindbergh faleceu em 1974, em uma pequena propriedade que adquirira no Havaí, sendo enterrado exatamente como desejava: ao lado da igrejinha local.

CARLOS ERNANI ROSADO SOARES
Membro da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte; ex-presidente do CRM-RN.

3 comentários:

  1. VVocê está registrando o que de importante aconteceu nos primordios da história da avição em Natal.
    Que tal Amelia Earhart, que por aqui passou em Junho de 1937?
    Foi quando tentava dar a volta ao mundo e desapareceu quando se destinava à Ilha Howland no Pacífico.

    ResponderExcluir
  2. Excelente fonte de pesquisa. Belo trabalho. Ao ler os textos, já imagino os vôos pela história. Parabéns Pery de Serra Negra.
    Lucina Guerra

    ResponderExcluir
  3. Excelente o trabalho. Vi no Natalpress.com e fiquei fâ.

    ResponderExcluir