domingo, 26 de abril de 2009

Vaquejada de Serra Negra

. (Foto obtida no Google)

Atenção Serra Negra !!!


A vaquejada de Serra Negra está para acontecer.
Gente, não deixe de prestigiar esse acontecimento esportivo sertanejo.

Maiores detalhes é só falar com "Flávio de Vauban", da Fazenda Mofumbo, que é um dos organizadores.


E por falar em vaquejada, me faz lembrar as "boiadas do Piaui", trazida para Serra Negra pelo meu tio Artéfio.
Era um acontecimento naturalmente comercial de grande movimentação que funcionou até 1936, mais ou menos. Foi quando o interior começou a se encher de estradas e o caminhão acabou com as "Boiadas do Piaui".

Tive a oportunidade de estar presente numa delas,
quando chegavam à Fazenda Bonsucesso 1000 bois de uma só vez.
Um espetáculo nunca esquecido.
Era como uma grande cheia nas terras secas do sertão.
Escrevi um capítulo num dos meus livros sobre esse acontecimento.

Vou tentar reproduzir um trecho emocionante da chegada:


" O sol já estava lá em cima. O calor sufocante nos obrigava a procurar uma sombra de um juazeiro. A natureza parecia que havia parado. O silêncio sertanejo era assustador. Só se ouvia o toque de um chocalho à distância, e o canto das cigarras.

De repente, sentiu-se um rumor estranho no ar que parecia abalo císmico; era o resutado do impacto dos cascos de 1000 bois com o solo endurecido do sertão. Naquele instante, já se ouvia o urro dos bois e o aboio dos tangerinos.


A manada avançava lentamente, de repente os "tangerinos" começaram a boiar diferente: ÔÔÔÔôôôôô... e a boiada foi parando, parando, deixando no ar um rastro de pó misturado com o cheiro emanado da boiada, que invadia as nosssas narinas. Instantes depois a manada estava toda parada e seguidamente ia "malhando", e em pouco tempo os animais estavam "malhados", alguns dando aquele suspiro de cansaço e outros já ruminando algum capim encontrado às beiras das trilhas.

Por sua vez, os "tangerinos" já procuravam locais para pendurar as suas redes e pedras para fazer as trempes necessárias para acender o fogo para ferver as marmitas das refeições".


Para mim, foi uma cena sertaneja inédita e da maior poesia. Nunca aquelas imagens sairam da minha cabeça. Creio que foi a última boiada do Piaui trazida para Serra Negra pelo boiadeiro Artéfio Bezerra, meu tio.


Bons tempos aqueles...


..............

3 comentários:

  1. Pois é, essa vaquejada tão conhecida já começa a mexer com os fãs que marcam presença todos os anos...
    Será agora em Maio???

    ResponderExcluir
  2. Mr.Péury, a história é ótima, sentí até a poeira com cheirinho de estrume.
    Conta outra...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se vai acontecer mesmo a vaquejada? Moro em Alto do Rodrigues, e ouvi falar que o parque está inundado. Este final de semana vou estarem Caicó, e gostaria muito de participar da vaquejada.

    ResponderExcluir